segunda-feira, 24 de maio de 2010

A G L O B A L I Z A Ç Ã O X E D U C A Ç Ã O

Vivemos em um mundo globalizado, onde nossos alunos têm acesso as mais diversas informações. O que nos resta é aprendermos a conviver com esta maneira nova de ensinar.
A pergunta que fazemos neste momento: É se estamos preparados para apreender a apreender? Se nós podemos contribuir para enriquecer o conhecimento de nossos alunos ou se nos recusamos a esta maneira nova de ensinar, acreditando ser a única fonte existente de conhecimento? Bom referente a primeira pergunta ainda existem profissionais cegos que não aceitam mudanças, mas também existem outros que a muito tempo buscam essa mudança. Esse segundo grupo que buscam mudanças são aqueles profissionais que no dia-a-dia da sala de aula procuram ensinar com amor, dedicação, inspiração, buscando alcançar o melhor dos seus alunos independente do grau de dificuldade que cada um possui. É por acreditar nisso que ainda estou na educação, pois acredito que posso melhorar todo dia, o que o meu aluno traz de casa, posso aprender com eles o que ainda não sei, posso juntos com eles buscar o que não sabemos, posso até criar com eles novos conhecimentos, enfim sou um ser em busca do saber para poder crescer.
Enfim, sou um professor que busca inovar, ouvindo meus alunos, ouvindo meus colegas, mudando minha forma de ensinar se necessário for e acima de tudo acreditando no que faço, pois é a partir deste ponto, que serei um bom profissional da educação. Um ser capaz de mudar o que todos acreditam ser impossível.

3 comentários:

  1. É Edivan para estarmos na educação é preciso acreditar e estarmos abertos às mudanças, pois se não nos adaptarmos estaremos sujeitos ao esquecimento e ao fracasso.

    ResponderExcluir
  2. Valeu colegas pelas suas magníficas considerações!!

    Sucesso!

    Vanilda.

    ResponderExcluir
  3. Edivam a educação é feita de desafios e mudanças e cabe a nós professores acreditarmos e provocarmos essas mudanças.

    ResponderExcluir