segunda-feira, 31 de maio de 2010

unidade_2_percepcoes_hipertextos_edivansouza

HIPERTEXTO

O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir e circular por todo o mundo. O hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas. O hipertexto possui algumas características dentre elas podemos citar:
1- Simultaneidade de produção e circulação: Onde o leitor faz uma comparação entre o texto encontrado e outros textos de seu conhecimento.
2- Ausência de limites: O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significado para cada sentido que as contornam.
3- Interatividade: É possível ampliar os elementos disponíveis ao mesmo tempo na superfície do hipertexto: imagens e enciclopédias. Como conseqüência, o leitor parece não conceber toda a idéia do texto virtual, pois não esta no papel, e sim na tela, porém ao final obtêm a confortável sensação de domínio do hipertexto.
Sendo assim o hipertexto acaba sendo um facilitador da aprendizagem. Para mim foi uma ótima experiência, pois possibilitou ampliar meus conhecimentos a respeito do assunto em questão.


Edivan Cardoso de Souza Galvão
Tocantinópolis-TO, 31 de maio de 2010.

5 comentários:

  1. Edivan
    Gostei muito da forma como você apresentou seu texto. Acredito, também, que o hipertexto proporciona uma vasta relação entre o que lemos e as experiências vivenciadas e, tudo isso acontece através da leitura não linear e multidimensional que foi bem abordada nessa temática.

    ResponderExcluir
  2. O hipertexto realmente facilita qualquer pesquisa que vamos fazer, e principalmente, quando relacionamos a nossa prática ampliando o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Edivan, realmente essa ferramenta é um instrumento facilitador para nossa pratica enquanto profissonal em educaçao bem como na aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  4. Edivan!

    Sua reflexão a respeito do hipertexto foram de grande valia para ampliar a nossa compreensão a cerca do assunto, bem como melhorar a o nosso trabalho pedagógico.
    Um abraço!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Edivan parabéns pelo forma como você definiu a questão do hipertexto na nossa prática do dia-a-dia , com certeza veio para nos ajudar a ampliar e renovar nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir