sexta-feira, 25 de junho de 2010

PLANEJAMENTO DO FILME PROVA DE FOGO

Plano De Aula
Escola Paroquial Cristo Rei
3ª ano e 4ª ano

Cursistas: Carina, Edivan, Ivanilde,Franciane, Rosiane,Ivaneide, Analete.

Curso: Ensinando E Aprendendo Com As Tic - Eproinfo

Disciplina: Ensino Religioso e Lingua Portuguesa.

Habilidades:

 Ouvir os outros com atenção;
 Comentar a história ouvida;
 Perceber que um bom relacionamento depende de uma boa convivência com o próximo.
 Perceber a importância do amor ao próximo.
 Ler informações contidas em imagens;
 Reconhecer o valor da amizade, cooperação e perseverança.
 Listar atitudes importantes que o ser humano deve ter com os outros.

Conteúdos:
 Gêneros textuais: Texto narrativo;
 Produção de texto
 Leitura de imagem;
 Interpretação de texto.

Situação Didática:

 Assistir ao filme Prova de Fogo,no data show.
 Em seguida pedir que os alunos relatem oralmente e em forma de produção o que entenderam do filme.
 Solicitar que os alunos representem através de desenho no power point os momentos principais do filme (começo, meio e fim);
 Listar com ajuda da professora algumas atitudes que devemos ter para com o seu semelhante.




Recursos Didáticos:

 Computador com acesso a internet e editor de textos
 Data show
 Historia reproduzida em pawer point
 Papel chamex
 Caderno de produção textual do aluno


Avaliação:

 Acontecerá no decorrer da aula através de observação do interesse e participação dos alunos e da produção textual feita por eles.


Referências:

 Sitemática de Matriz e habilidades do IAS
 Site: Portal do professor

Descrição do processo:
Na execução da nossa aula usamos: Data Show, Máquina digital, Note Book, Microfone e caixa de som.
Depois de todo o processo de planejamento, realizamos a nossa aula com os alunos reunidos em uma sala e com uma conversa inicial sobre o que seria abordado no filme e que seria necessário muita atenção e comportamento pra a compreenção do mesmo no Data Show, posteriormente realizamos a apresentação do filme. Os alunos compreenderam a história do filme, e conseguiram participar das discussões narrando o inicio, o meio e o fim do filme e relacionando com situações do cotidiano e muitas vezes citando exemplos.
A apresentação das imagens do filme do power point foi bastante enriquecedora fazia parte de nosso planejamento a ilustração do filme no Programa Power Point.
Durante a realização de nossa aula conseguimos trabalhar além da disciplina de Língua Portuguesa, ensino religioso pois acreditamos ser muito importante a formação do cidadão pensante porém respeitoso para com as diferenças e com o seu próximo. Aprender é sempre bom, mas criar situações diferentes para que a aprendizagem aconteça é melhor ainda. Foi exatamente isso que aconteceu ao planejarmos e executarmos está aula usando as tecnologias.

2 comentários:

  1. Otimo! e o que foi que chamou atenção dos alunos? o planejamento com as tecnologias,foi uma aula diferente para eles,e voces perceberam que o objetivo dessa aula foi atingido, e se analisarmos o mesmo filme, são várias as habilidades a ser trabalhadas com ele, que pode ser visto de novo com os alunos, com outro objetivo. Estou maravilhada navegando no blog de voces.

    ResponderExcluir
  2. Edivan, acredito que foi um sucesso, não só pelo uso das tecnologias mais pelo dinamismo que você ofereceu ao ministrar a aula, parabéns.


    Raimunda Brito.

    ResponderExcluir