terça-feira, 21 de setembro de 2010

plano de aula

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apreender as especificidades e características das histórias em quadrinhos; Produzir histórias em quadrinhos.Respeitar os colegas, evitando uso dos apelidos; Conhecer a variedade linguística do português; Observar os gestos e expressões faciais do personagem, interpretando as imagens quanto as palavras que estão ausentes ou que estão implícitas. Compreender a importância do respeito entre os colegas, entendendo o valor de cada um na sociedade, respeitando as diferenças e aprendendo a conviver com as mesmas.
Duração das atividades
05 aulas com 60 minutos cada aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
* Valores como: Respeito, solidariedade, companheirismo, amizade, amor ao próximo entre outros.
Estratégias e recursos da aula
• APRESENTAÇÃO: De início introdução do conceito do HQ, com suas características para melhor compreensão das histórias estudas a seguir. Oferecer várias histórias para que os alunos possam manuseá-las e ler de acordo com as suas preferências . Selecionar uma história sendo com a escolha da maioria para ser trabalhada na sala. Fazer leitura de imagens para trabalhos posteriores. Levantar questionamentos como : Você Tem o hábito de ler histórias em quadrinhos? O que você acha das histórias? Qual tipo lhe chama mais atenção?
SLIDES


• TRABALHANDO VALORES: Selecionar histórias diversificadas ressaltando valores como respeito, amizade, solidariedade, convivência,levando os ao confronto de sua própria realidade, fazendo os refletir.
* Valorizar no espaço escolar a importância do trabalho em equipe, sensibilizando os para uma convivência saudável respeitando as diferenças.
• OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTO: Solicitar que os alunos produzam sua própria história a partir de imagens sugeridas ou que construam seu próprio desenho e história.

• RECONTO: Ler uma história retratando valores em seguida pedir que reescrevam a história lida.
Avaliação
Sugerimos os seguintes critérios a serem observados pelo professor para avaliação:
• Participação efetiva nas discussões e reflexões;
• Observar o comportamento dos alunos referente os valores estudados.
• Criatividade na elaboração da história em quadrinhos, bem como perceber se o aluno: estabeleceu uma seqüência coerente na história, desenhou os personagens e escreveu as falas legíveis dentro dos balões.

Referências Bibliográficas: Apostila SESGRANRIO. PORTAL DO PROFESSOR. LIVROS DIDÁTICOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário